Histórico

Fundadores e fundadoras do Observatório Social de Jandaia do Sul

O Processo de Criação do Observatório Social de Jandaia do Sul-PR

  Os observatórios sociais são organizações instituídas e mantidas pela sociedade civil, tendo por objetivo promover a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal e propor aos dirigentes municipais a adequada e transparente gestão dos recursos públicos, por meio de ações de participação e controle social. Voluntários, colaboradores e apoiadores dos observatórios sociais não podem ter vínculos com partidos políticos.

 

  O Observatório Social de Jandaia do Sul iniciou sua mobilização com um grupo de discussão dentro da Universidade Federal do Paraná – UFPR, formado por Técnicos Administrativos, Professores, Alunos e Empresários. A partir desse momento nos aproximamos do Observatório Social de Mandaguari (ADAMA), que abriram as suas portas para nosso grupo e nos guiaram para os procedimentos iniciais e assim fizemos nossa primeira palestra de sensibilização (com grande presença da comunidade, instituições diversas e o poder público), em Julho de 2017 no salão Paroquial de Jandaia do Sul.

  Desse evento em diante formamos um grupo de discussão mais amplo e focado, dezessete pessoas, que se reuniram periodicamente para aprender sobre o sistema do “Observatório Social do Brasil” e verificar a viabilidade da implantação no Município.

  Depois de alguns meses o grupo se consolidou e entre doze pessoas formamos coordenações para continuar o procedimento de criação formal do Observatório, ressaltando que o primeiro passo para tudo foi a palestra de sensibilização (com a presença de representantes do Observatório Social do Brasil – OSB). Logo em seguida a parte fundamental foi conseguir o apoio da sociedade civil organizada por meio das Instituições, como Rotary, Maçonaria, Igrejas, associações de bairro, empresas em geral. Esse momento é muito importante, pois quanto mais apoio, mais plural for a associação, mais forte será, dessa forma o ideal é apresentar o projeto para o maior número possível de entidades apartidárias. 

  Então tivemos condições da abertura do nosso CNPJ – Associação civil sem fins lucrativos – no fim de 2018, após parcerias para sede do Observatório (Associação Lins de Vasconcelos), doação de móveis (Sicredi), compras de equipamentos básicos para as rotinas diárias (Rotary) e a formalização de diversos apoiadores institucionais. No entanto, naquele momento não conseguimos apoio financeiro suficiente para a contratação de um colaborador fixo (são várias rotinas diárias) e consequentemente não conseguimos executar as atividades de monitoramento das contas municipais.

  Em fevereiro de 2019 retomamos a busca pelo apoio financeiro necessário, aqui vale destacar que não podemos procurar apoios aleatórios, temos que procurar pessoas ou organizações que não estão envolvidas com o Município, os possíveis apoiadores devem ter um perfil compatível com as características do OSB, não pode ter vínculos partidários e ainda o retorno que ele terá é de difícil mensuração, então além da disponibilidade financeira, o apoiador também deve ter uma enorme consciência social.

  Por fim, em agosto desse ano, após dois anos de mobilização e aprendizagem, conseguimos alcançar o apoio financeiro necessário e ter todas as condições para abertura diária e iniciar o monitoramento da aplicação dos recursos públicos municipais, nossa sede abriu a partir de 15 de outubro de 2019.

#osjandaia #osjandaidosul #jandaiadosul

OSBJandaia do Sul

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública

Rua Luiz Vignoli, 300 | Centro | Jandaia do Sul-PR
CEP: 86900-000
Telefone: 43 9 84731802
E-mail: jandaiadosul@osbrasil.org.br